Projeto Educativo

Projeto_Educativo_2019-2022.pdf 

 

A escola tem um conjunto de elementos identificadores: história; aspeto físico; inserção social, cultural e temporal; um conjunto de órgãos interativos que lhe permite realizar todas as suas funções, objetivos a atingir, modos de relacionamento com os elementos institucionais e humanos; e, um projeto de vida, com princípios e valores – Projeto Educativo.

O Projeto Educativo deve ser o principal elemento identificador de uma escola, não e trata de um mero enunciado de princípios ou de objetivos, o Projeto Educativo é um elemento caracterizador de uma escola associado a um plano especificado de ação educativa e com elementos de realização que sejam viáveis, pertinentes e adequados. Deve ser baseado na realidade mas contendo o conjunto de aspirações que possibilitam a realização dos “ideais”.

É na adoção do seu Projeto Educativo que a escola como um todo expressa correntemente a sua identidade e a sua autonomia entre o que é sugerido pelo poder central e o que é considerado adequado ao contexto de inserção, aos alunos que se pretende formar e ao conjunto de aspirações e de práticas sociais e pedagógicas dos docentes. Um projeto educativo diz respeito à organização do estabelecimento de ensino e tem um âmbito mais alargado, implica todos os intervenientes que direta ou indiretamente têm a ver com a educação das crianças no estabelecimento educativo, os pais, as instituições e serviços da comunidade que podem contribuir para as finalidades da escola.

O Projeto Educativo permite uma auto-organização com a finalidade de responder às necessidades de desenvolvimento interno do estabelecimento, tendo em conta as necessidades da comunidade em que este se encontra inserido. Contribui para o desenvolvimento interno da instituição, engloba melhorias na organização e gestão e pretende melhorar toda a atividade que se relaciona com as crianças, os docentes e não docentes.

O trabalho desenvolvido em creche é caracterizado por um conjunto de especificidades muito próprias, porque recebe crianças muito pequenas e com necessidades que passam por um conjunto de cuidados básicos essenciais ao seu desenvolvimento associados/integrados num conjunto de opções: Prioridades Educativas – Intencionalidade Educativa. É portanto necessário definir estratégias adequadas, que devem ser registadas no Projeto Educativo, um projeto vivo, refletido, partilhado… que possua orientações educativas claras de acordo com as especificidades do contexto educativo, onde são referidos princípios de trabalho na Creche e as vivências mais significativas. É preciso triangular as estratégias, pois temos de ter em conta o contexto educativo, os grupos de crianças e cada família, que é única, tem história e se relaciona de uma forma singular com o contexto educativo. Os graus e níveis de participação são muitos variados e não há uma medida única e normalizada, pois devem ser valorizados os modelos de relação de cada família, potenciando a sua efetividade e desenvolvimento.

Neste triénio queremos desenvolver com as nossas crianças diversas atividades que lhe proporcionem experiências e aprendizagens uteis e divertidas. Iremos orientar-nos pelas áreas de conteúdo expressas nas Orientações Curriculares para o ensino pré-escolar e adaptá-las às nossas crianças.

Para desenvolver este projeto iremos realizar atividades mais centradas na Multiculturalidade, pois queremos desenvolver competências relacionadas com as diferentes culturas.